quinta-feira, 7 de junho de 2007

Alunos mantêm ocupação da Reitoria na USP

Após uma assembléia geral realizada na noite desta terça-feira, os alunos da Universidade de São Paulo (USP) decidiram manter a ocupação do prédio da reitoria. Essa foi a sexta assembléia desde que começaram as manifestações.
A ocupação da reitoria acontece desde o dia 03 de maio no campus da USP em São Paulo. Os alunos protestam contra dois decretos do governador José Serra publicados em janeiro que, na avaliação deles, feriam a autonomia universitária. Na semana passada, o governador cedeu e editou novo decreto. Mesmo assim, os estudantes continuaram na reitoria. O movimento dos alunos da USP atingiu outras universidades estaduais de São Paulo, com protestos pelo Estado. (Entenda o que querem os alunos que ocuparam a reitoria da USP)
Movimento nas Federais
Já na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a reitoria foi ocupada por volta das 10h30 da última terça-feira e às 10h desta quarta-feira os alunos acabaram com a ocupação. Este ato não foi coordenado pela UNE e sim pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Prometida para quarta-feira, a série de ocupações de reitorias - promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) em todos os Estados - foi antecipada nesta terça-feira pela Universidade Federal de Pernambuco e do Rio Grande do Sul.
Segundo as próprias universidades ocupadas, o movimento foi pacífico, pontuado pela entrega de flores enquanto os estudantes tomavam as reitorias. A União Nacional Estudantil (UNE) coordena a maioria das ocupações. Na Universidade Federal de Pernambuco, os alunos entraram na reitoria por volta das 12h.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os estudantes ocuparam a reitoria no início da manhã da última terça-feira reivindicando, segundo a própria universidade, ampliação do restaurante universitário do Campus do Vale, garantia definitiva dos espaços estudantis, ações afirmativas na UFRGS e declararam seu apoio à ocupação da USP.
Os estudantes decidiram antecipar as ocupações, de acordo com informações da assessoria de imprensa da UNE, para "surpreender e chamar atenção da sociedade". Estão prometidas novas manifestações em universidades de todo o País.
(Redação IG, com Agência Brasil e Agência Estado)

Nenhum comentário: